Família Gramacho

Família Gramacho
Missão Abaixo de ZERO! SUBZERO Mission!

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

De passagem... para OUTRO MUNDO!




Quando nossos amigos e familiares souberam que estávamos de mudança para a Ásia (especificamente para a Mongólia), muitos já vinham com aquela frase pronta:

“Ahn, o que é que  vocês vão fazer lá no fim do mundo?”



O palácio Gyeongbokgung, construído no século XIV na cidade de Seul, serviu como residência real até 1592.


Ao chegarmos aqui no começo desse ano (2015), descobrimos bem rápido que se mudar do Ocidente para o Oriente não significa se mudar para o “fim do mundo”. De jeito nenhum! Na verdade, hoje eu diria que nos mudamos para OUTRO MUNDO!

Outra cosmovisão, outros valores, outras línguas, outra história, outro padrão comportamental, outra cultura, em suma, OUTRO MUNDO! Seja bem vindo ao Mundo Oriental!

Tudo depende da sua perspectiva. Para grande parte dos orientais, o ocidente é que é o fim do mundo. Não é a toa que a China, é chamada de país do meio, isto é, a referência espacial deles em relação ao globo é completamente distinta da nossa. Um bom exemplo disso, é que enquanto no ocidente nós nos colocamos de frente para o norte como referência de localização, por aqui essa referência é invertida, o Sul é quem fica à frente e o Norte nas suas costas. Dá um verdadeiro nó na cabeça no início!

O ser humano tem uma forte tendência ao etnocentrismo, e se infelizmente nos rendermos a ele perderemos com certeza grandes oportunidades de expandirmos nossos horizontes e de reavaliarmos a maneira como enxergamos a “realidade”, as coisas ao nosso redor, o nosso próximo e até a nós mesmos. Eu diria que o mundo oriental te ajuda a ter uma nova perspectiva do intangível, inclusive do própio Ser Divino. E não estou falando aqui de religiões esotéricas, filosofias místicas, meditação transcendental, Nova Era ou coisa parecida, estou afirmando que a visão oriental nos ajuda a entender melhor a própria visão judaico-cristã do mundo conforme apresentada pela Bíblia Sagrada, que por sinal, foi escrita sob esse background.

Passamos pela China, Mongólia e Tailândia, mas agora ao voltarmos do Instituto de Missões (falei sobre esse treinamento em um post anterior), fizemos uma breve conexão na cidade de  Seul, Coreia do Sul, e tínhamos um tempo livre (entre um vôo e outro eram 8 horas) para explorar o local. Claro que não perdemos essa chance!

Mas antes, preciso contar essa. Na ida para a Tailândia, também “estacionamos” um tempinho por lá (em Seul), mas como não havíamos nos programado previamente, preferimos ficar aguardando no aeroporto. O que a princípio parecia ser um programa bem chato, com longas e enfadonhas horas de espera, se tornou uma excelente e agradável surpresa. O aeroporto de Seul é simplesmente um show à parte. Te garanto que todo mundo que tem que esperar algumas horinhas por lá devido a uma conexão internacional não tem muitos motivos para lamentar ou se estressar. Eles te oferecem uma estrutura completa de serviços e entretenimento para todas as idades e gostos. Wi-fi, computadores, cinema, cadeiras de massagem, playground para as crianças, banho quente com toalhinha e chinelo, zona escura para dormir com camas confortáveis, área de leitura, espaço cultural com show musicais e apresentações com roupas tradicionais, arte manual, comidas do mundo inteiro, DutyFree gigantesco etc. Ah, detalhe, com exceção da área de compras e da comida é claro, todos esses serviços são 0800, isso mesmo, inacreditável, tudo FREE, completamente de graça! Aí dá até gosto de pagar a taxa de embarque! Foi uma experiência bem agradável! Pois é, estamos no “fim do mundo” rsrs.


Até a volta Mongólia!



Olha o uniforme da aeromoça, show!



Huge Airline Hub


Quando a fome aperta...

Melhor ligar depois


Em frente ao centro de cultura coreana (aeroporto)

Recepção da realeza

Olha a guarda real

Comitiva oficial para receber os visitantes

Apresentação de música tradicional no aeroporto


Tô crescendo papai...


Relax!

Nossos amigos fazendo arte, literalmente!

Boa hora pra uma soneca. Let´s take a nap!


Na volta da Tailândia para a Mongólia, descobrimos outra novidade nesse mesmo aeroporto. Os caras simplesmente oferecem aos passageiros com conexão em Seul, um tour pela cidade com ônibus e guia turístico.  Pasmem, tudo de graça! Eu não podia acreditar nisso. Como Tomé, tinha que ver para crer. E nós vimos! Eles te oferecem diferentes roteiros para você mesmo escolher o que melhor te agrada de acordo com seus interesses culturais e com o período que você tem livre na cidade. Tem pacotes de 2, 5 e 8 horas de passeio. Muito show! Se um dia vierem por essas bandas de cá, eu 100% recomendo!

E lá fomos nós conhecer Seul. Vejam as fotos desse tour, foi bem rápido  é claro, afinal de contas, estávamos apenas de passagem para o OUTRO MUNDO!


Olha o nosso "buzú" do tour por Seul

Kauai escolhendo o roteiro do nosso tour kkk



O portal principal de entrada no palácio, antiga residência da família real coreana

Welcome guys





Wow! Os caras entendiam um "pouquinho" de arquitetura



What time is it?





Já sabe né? Sem desculpa. Não foi por falta de aviso!





Estudantes sul-coreanos



Cerimônia de dedicação de novos monges budistas. Detalhe, são as crianças!


Populares em adoração no templo budista









Olha o que encontramos no centro da capital Sul Coreana - IASD

Pra quem tem problema de vista e não conseguiu ler na outra foto rsrsrs


IASD em Seul

IASD em Seul

Tentando acompanhar nosso guia, que figura! (o coreano de óculos no canto direito)

Quer ir pra onde mesmo?

Hora de dizer tchau à Coreia! De volta pra casa na Mongólia, a missão nos espera!





"SALVE SALVE ORIENTE"
Obrigado por nos receber de braços abertos!

5 comentários:

  1. Yure obrigado por compartilhar suas experiências. Deus abençoe você e sua família no cumprimento do seu ministério.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Kedson, forte abraço amigo! Continue acompanhando, tem muita novidade ainda pela frente. Obrigado pelo carinho e orações!
      #Pray4us #Pray4Mongolia #Pray4Asia

      Excluir
  2. Muito bom ! Eu pretendo ir pra Seul ano estou me preparando rsrsrs.. o povo brasileiro ainda no compreende as maravilhas desse"mundo" diferente. Muito bacana adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voe Fábio! Fico feliz que tenha gostado do post, espero que tenha sido útil! Abração e continue nos acompanhando!

      Excluir
  3. Muito bom ! Eu pretendo ir pra Seul ano estou me preparando rsrsrs.. o povo brasileiro ainda no compreende as maravilhas desse"mundo" diferente. Muito bacana adorei o post.

    ResponderExcluir